segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Mostra Colectiva de Artes Plásticas “Terra à Terra” 2.0

Desde o ano civil de 2002, que um grupo de jovens estudantes e licenciados na área das Artes Plásticas se organizou para expor os seus projectos artísticos à comunidade da Camacha. Volvidos 4 anos desde a sua primeira apresentação, esta iniciativa tomou outros contornos, assumindo um novo nome — “Terra à Terra” — e outros ideais.

Tendo por objectivo uma maior abertura do evento, surgiu no ano transacto a possibilidade de realizar-se um intercâmbio entre jovens artistas emergentes no panorama artístico nacional, facultando a oportunidade de exporem o seu trabalho. Neste sentido estabeleceu-se comunicação entre indivíduos provenientes de instituições de ensino de Artes Plásticas, nomeadamente da Universidade da Madeira, da Faculdade de Belas – Artes do Porto; da Faculdade de Belas – Artes de Lisboa, do Instituto Politécnico de Tomar e da Escola superior de Arte e Design das Caldas da Rainha no sentido de apresentarem os seus recentes projectos.

Inserindo-se esta mostra no louvável Festival de Arte Camachense — vocacionado para a apresentação de propostas de cariz tradicional e folclórico — pretende-se com este espaço enriquecer a oferta cultural num outro campo que consideramos paralelo e não concorrente às apresentadas pelo Festival. Da mesma forma pretende-se estabelecer um evento cultural alternativo ao circuito artístico regional, contribuindo, igualmente, para a dinamização da própria vila e confirmando o seu papel enquanto pólo cultural da região (e do país). Ambicionamos, também, promover e sensibilizar a participação de novos públicos, provenientes de toda a região (e não só), evidenciando o carácter de universalidade e total abertura da comunidade onde este evento se insere, mediante uma mais extensa divulgação do evento.

Este ano está em preparação uma nova mostra, nos moldes do ano anterior, a se realizar entre 10 e 20 de Agosto, com o seguinte horário de funcionamento: das 17 horas às 23 horas. A programação da mesma inclui a apresentação de 32 propostas individuais distribuídas pelas mais diversas áreas e mediums, como é o caso da Pintura, Escultura, Fotografia, Instalação, Vídeo – Arte, Animação, Desenho e Ilustração. Contará, novamente, com a participação de artistas regionais e nacionais e com a indispensável e muito apreciada colaboração da Casa do Povo da Camacha na cedência do espaço de exposição e de apoio logístico.


Comissão organizadora:

Hélder Folgado

helderfolgado@gmail.com

David Atouguia

davidatouguia@gmail.com

Hélder Gonçalves

andre.intes@gmail.com

Valdemar Sousa

valsousa@netmadeira.com

Flávio Joaquim

Sem comentários: